fbpx

Anigozanthos – A planta mais famosa da Austrália chega ao Brasil

A famosa Pata de Canguru, orgulho nacional australiano, chega ao mercado brasileiro e já provoca curiosidade entre o público que estava ansioso por novidades.

Conhecida por sua rica e exótica flora, a Austrália desfruta de incontáveis variedades de flores e plantas que só são encontradas em seu território. Uma delas é a Anigozanthos, que acabou sendo adotada como emblema floral nos estados da Austrália Ocidental.

Suas flores, que parecem com “patinhas de canguru”, apresentam uma penugem, dando um aspecto aveludado a planta, e uma divisão irregular com seis pequenas “garras”, daí veio o apelido de Pata de Canguru. Além do aspecto singular, o colorido de suas flores atrai abelhas, borboletas e pássaros, que não fazem cerimônia e pousam em seus caules, fortes o suficiente para suportar o peso das aves enquanto elas se alimentam.

Em países como o Japão, Israel e Estados Unidos, a Anigozanthos é tradicionalmente cultivada como flor de corte. No Brasil, ela está sendo apresentada como flor envasada pela empresa Panorama Flores (breeder: Ramm Botanicals), que aposta em uma opção original para decoração de ambientes internos bem iluminados, como sacadas e varandas, ou como planta de jardim. São mais de 10 espécies, que florescem durante a primavera, até o início do inverno.

De fácil manutenção e muito adaptável a diversidade de climas, a Pata de Canguru suporta as altas temperaturas, mas resiste muito bem ao frio das regiões sul e sudeste do Brasil, consumindo pouca água, devido ao seu sistema de retenção, que permite que a planta se desenvolva em ambientes secos.

A Anigozanthos será apresentada oficialmente ao mercado durante a realização do Enflor e Garden Fair, que acontece no mês de julho, entre os dias 17 e 19, na cidade de Holambra/SP.