fbpx

Raizes e antenas

Perfil 

Mariana Jaguaribe Lara Resende

Para a designer e diretora de criação, Mariana Jaguaribe Lara Resende, a natureza é parte integrante do trabalho e da vida, e encontra espaço entre obras de arte, livros, fotografias e outras inspirações.

É fácil perceber que a relação de Mariana Jaguaribe com a natureza atravessa o tempo e as gerações. Na sala, as orquídeas que colorem o ambiente são lembranças da mãe, a renomada fotógrafa Cláudia Jaguaribe, que a presenteou com a maioria delas. A varanda, repleta de plantas, tornou-se o local de reunião da família, dos amigos e até mesmo das visitas. “Sei que a cozinha é o local dos encontros na maioria das casas. Mas aqui em casa é o verde que atrai as pessoas”, diz Mariana. 

É também na varanda que o filho, João, de 4 anos, cuida do pé de feijão recém plantado por ele no vaso de uma jabuticabeira, e que começa a dar as primeiras vagens. “Hoje ele colheu alguns feijões e ficou todo encantado”, diz a designer. “Tenho essa jabuticabeira há 21 anos. Ela já me acompanhou em muitas casas e apartamentos, e continua comigo, é praticamente minha companheira, minha confidente”, brinca. 

Ela conta que sua paixão pelas frutíferas começa na infância, com uma enorme jaqueira que havia na casa em que viveu com os pais,  no Rio de Janeiro. “Era uma casa com muito verde. Isso certamente me influencia muito, até hoje”. Na varanda, onde há luz abundante, as plantas praticamente dominam o cenário  – fícus, samambaias, lírios e espadas de São Jorge impõem-se e compõem o espaço com belas peças de artesanato. Misturam natureza e arte, refletem a personalidade de Mariana. 

Inspiração verde

Com entusiasmo, a designer, que é mestre pela Universidade de Nova Iorque, fala de seu novo projeto, Híbridos Botânicos, livro do fotógrafo piauiense Luís Fernando Dantas, que cria montagens com imagens de árvores para compor novas árvores, imaginárias. “O trabalho e o tema são incríveis, encantadores. Meu desafio foi traduzir esse universo fragmentado à estrutura do objeto livro, de forma que também possibilitasse várias leituras”, explica Mariana. 

A influência das plantas também está presente nas estampas criadas pela designer. “Minhas estampas são super inspiradas na natureza, nas suas cores e  formas”, diz Mariana, que, em suas viagens, tem como hobby fotografar plantas e flores que encontra pelo caminho. “Eu trago muitas referências para o meu trabalho nessas imagens, além de pesquisar livros de botânica e outras fontes”, completa. 

A prova disso está numa das estantes da sala, onde, além das orquídeas e suculentas, chama a atenção um livro abarrotado de post-its marcando páginas e mais páginas. Trata-se da obra de Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza, Plantas ornamentais no Brasil, que a designer nos mostra com orgulho. “Aprendo muito com esse livro, é uma grande fonte de consulta e de pesquisa, para meu trabalho ou simplesmente para ter plantas em casa”, completa Mariana, deixando claro que natureza, arte, design e livros combinam perfeitamente.