Celebrado em 28 de abril, o Dia da Sogra é uma excelente oportunidade para presentear a mãe do cônjuge que, em alguns casos, é também a avó de seus filhos. No Brasil, a relação com sogras é sempre “um prato cheio” para brincadeiras, mas, independentemente do tipo de relação que se tem com a sogra, flores e plantas são uma boa opção de presente para esse dia.
Por isso, escolhemos quatro plantas curiosas e fáceis de encontrar que vão surpreender e agradar até a sogra mais difícil.
Calatheas
Muito comuns em ambiente internos, as Calatheas são as famosas “plantas que rezam”. Elas recebem essa denominação porque elevam suas folhas para o alto em alguns períodos do dia. Isso acontece por um fator conhecido como nictinastismo, que é o movimento das folhas em relação à luz.
Plantas de sombra, as Calatheas não gostam de luz solar direta, mas precisam de luminosidade. A rega pode ser feita duas vezes na semana, sempre observando o substrato antes para não o encharcar demais. Uma super dica: quando as pontas das folhas estiverem queimadas e enroladas, atente-se à rega e borrife água nas folhas.
Orquídea Vanda
As Vandas são orquídeas cultivadas sem substrato. As raízes expostas são um atrativo dessa planta, que apresenta flores em diversas formas e tamanhos. E por falar nas flores da Vanda, uma curiosidade: essa orquídea pode levar 6 anos para florescer pela primeira vez!
Para ter uma Vanda saudável, faça as regas regularmente cerca de 4 vezes na semana. O segredo é ficar de olho nas raízes. Se estiverem acinzentadas ou brancas, é hora de fazer a rega. A rega mais indicada é por imersão mergulhando apenas as raízes da orquídea em um recipiente com água por alguns minutos.
Raphis
Essa é uma das plantas mais indicadas para ambientes internos, vai bem em todos os cômodos. Além da sua resistência, é uma planta purificadora que remove substâncias tóxicas do ar, como formaldeído, xileno e amoníaco. Para a sogra que não tem muito tempo livre, ela é uma ótima opção. Basta colocá-la em um ambiente que tenha uma boa iluminação e fazer a rega de uma duas vezes na semana.
Plantas Carnívoras
A contrário de outras plantas que dependem principalmente da fotossíntese, as plantas carnívoras adotaram a captura de presas para completar sua dieta. Há vários tipos de plantas carnívoras, a mais conhecida que são as que se fecham quando o inseto pousa. Há, aproximadamente, 600 espécies dessas plantas espalhadas pelo mundo.
As plantas carnívoras gostam de ambientes úmidos, mas isso não quer dizer que ela pode ter acúmulo de água. As regas devem ser feitas duas vezes na semana, podendo chegar até três vezes no verão.