Uma das maiores produtoras de rosas híbridas do país, a Fazenda Santo Expedito é sinônimo de tradição, inovação e sustentabilidade. Localizada na cidade de Ubajara, no Ceará, a fazenda do Grupo Swart possui 54 hectares dos quais 12 deles são destinados à produção de rosas de corte, resultando em cerca de 13 milhões de unidades.
As variedades Ipanema, Déjà vu, Sweet Memory, Peach Avalanche, Rock Star, Advance e Cherry Avalanche são as protagonistas dessa produção gigante e encantadora, que começou em 2004.






História
A produção, que nasceu como Swart Rosa Ubajara, contava com cerca de 10 colaboradores e apenas uma variedade, a Ipanema vermelha. Na ocasião, Theodoro Jacob Swart Enxergou na Serra da Ibiapaba, no Ceará, uma região acolhedora de muito potencial. Com foco em excelência e qualidade, hoje, a fazenda conta com aproximadamente 160 colaboradores e pauta sua história nas pessoas.
“A Fazenda Santo Expedito não é só sobre flores, é sobre pessoas. Criamos oportunidades, geramos empregos e incentivamos o turismo rural”, conta Lucivanda Fernandes, CEO da Fazenda Santo Expedito.

Sustentabilidade
Outro pilar dessa produção do Grupo Swart é a preocupação com o meio ambiente. “Cuidamos do solo, preservamos a água, respeitamos o tempo da terra. Acreditamos que produzir com responsabilidade é um compromisso com as gerações futuras”, conta Lucivanda.
Por isso, a Fazenda investiu na construção de um reservatório de água pluvial com capacidade para 60 mil m³, adotou o controle biológico, apostou em energia fotovoltaica, além das iniciativas de reciclagem, compostagem e destinação correta dos resíduos.

Turismo
Além da produção de rosas, a Fazenda também conta com visitas guiadas às estufas e, dando ao visitante a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da rosa e sobre as ações sustentáveis do local. “É um turismo rural de experiência”, resume a CEO.
Se você está longe do Ceará e ficou curioso para conhecer essa produção, aperta o play: