Originária do Mediterrâneo, a lavanda é uma herbácea aromática cheia de beleza que é popular entre os polinizadores. Abelhas e borboletas não resistem ao doce néctar dessa planta. Com nome científico de Lavandula angustifolia, a Lavanda também é conhecida como alfazema.
Características
A lavanda possui flores roxas vibrantes, que se reúnem em inflorescências do tipo espiga, com uma característica marcante: seu aroma. Por isso, as lavandas são um paraíso para os insetos polinizadores.
Outra qualidade da lavanda é que ela adora exposição solar direta, logo é fácil cultivá-la e diferentes ambientes externos. O solo mais indicado para ela é aquele arenoso e meio seco, já que ela não gosta de substrato úmido.
Além de atrair polinizadores, as folhas e flores da lavanda têm propriedades aromáticas. A alfazema é usada para combater insônia e tem propriedades sedativas e antissépticas, sendo usada para fazer sachês e óleos essenciais.
Cuidados básicos
Então, da próxima vez que você estiver pensando em encher seu jardim de flores, não se esqueça da lavanda. Ela é a anfitriã perfeita para os polinizadores e um toque de tranquilidade no seu pedacinho de natureza.