Queridinhas dos paisagistas, as plantas suspensas do solo, popularmente conhecidas como plantas pendentes, são usadas para compor jardins verticais ou criar um espaço de jardim suspenso.
Os galhos e folhas das plantas pendentes possuem um efeito cascata e há muitas variedades com ou sem flores para preencher o espaço com cores e texturas diferentes. Confira 5 motivos para trazer a natureza para dentro de casa através das plantas pendentes:
Fácil manutenção: cada planta tem sua particularidade, mas, de maneira geral, as plantas pendentes são de fácil cuidado. A rega dessas plantas é mais espaçada, não sendo necessária uma rega frequente. A dica é sempre atentar-se ao solo, que não deve estar seco e não pode ficar encharcado.
Ideais para ambientes internos: outra característica comum em várias espécies de plantas pendentes é que elas gostam de luminosidade, mas não precisam de sol pleno. Por isso, podem ser cultivadas em ambientes internos ou varandas, ajudando a trazer um pouco da natureza para dentro de casa.
Purificam o ar: algumas espécies dessas plantas, como o Philodendron, fazem parte dos produtos Plante Ar Puro, ou seja, tem forte efeito na purificação do ar, absorvendo compostos orgânicos e poluentes e retendo substâncias que evaporam de produtos de limpeza.
Longe dos pets: algumas espécies são tóxicas para cães e gatos e causam intoxicação principalmente porque os animais de estimação tendem a mordiscar folhas e caules. Por isso, por ficarem suspensas normalmente a uma altura inacessível ao pet, as plantas pendentes são ideais para os pais de pet.
São decorativas: além de deixar o ambiente mais aconchegante, as plantas pendentes são excelentes para compor e preencher espaços. Para os amantes da urban jungle, as versões suspensas são uma excelente opção para ampliar a coleção particular de plantas quando móveis ou superfícies baixas já estiverem ocupados.
Gostou da ideia de ter uma planta pendente? Abaixo, damos 8 sugestões de planta suspensa para casa: