Skip to content Skip to footer

El Rosedal: maior coleção de rosas de Buenos Aires

Com cafés e livrarias que encantam os turistas, Buenos Aires também é morada de um jardim com mais de 18 mil roseiras. Com quase 100 espécies diferentes, o El Rosedal é o passeio ideal para quem gosta de flores e áreas verdes. Em 2012, o local recebeu o prêmio Garden Excellence Award, dado pela Federação Mundial da Sociedade de Rosas.

Inspirado nos jardins franceses, o El Rosedal possui a maior coleção de rosas da Argentina nos 3,4 hectares que ocupa no Parque 3 de Febrero, no bairro de Palermo. Os canteiros são rodeados por caminhos de pedra em formas geométricas, pérgulas de madeira e lagos com patos. Entre as espécies mais comuns estão as rosas sevilhanas, a Joahn Strauss, a Elina (de cor amarela) e a Frederic Mistral (rosada).

História

Inaugurado em 1914, esse roseiral tem seu projeto assinado pelo agrônomo argentino Benito Carrasco, que trabalhava com o paisagista francês Charles Thays,  que deixou sua marca em muitos locais da cidade, como o Jardim Botânico e o Parque Lezama. O local também é conhecido como Paseo de Rosedal.

El Rosedal - Buenos Aires

Jardim literário

Além da beleza das flores, o parque também é conhecido pela homenagem à literatura, que se apresenta nas 26 estátuas de bronze do Jardín de los Poetas. Escritores de várias partes do mundo, como Federico García Lorca, o cubano José Martí, o inglês William Shakespeare, o italiano Dante Alighieri e os argentinos Enrique Larreta, Alfonsina Storni e Jorge Luis Borges. Este último é um dos grandes nomes da literatura argentina e um célebre morador do bairro de Palermo.

Visitação

O local é aberto à visitação de terça a domingo das 8h às 20h no verão, e das 8h às 18h no inverno. A entrada é gratuita. O El Rosedal não abre às segundas-feiras.