Desde a pandemia, o consumo de plantas ornamentais aumentou, principalmente por tornar o ambiente interno mais agradável e aconchegante. Para entender as tendências de consumo no Reino Unido, a empresa de plantas artificiais Blooming Artificial entrevistou mais de 1 mil pessoas para entender os comportamentos de consumo também com produtos naturais.
Plantas favoritas
As orquídeas são as plantas favoritas dos britânicos com 17% da preferência. Segundo a pesquisa, elas são as preferidas em todas as faixas etárias, exceto no público entre 25 e 34 anos, que escolheram os cactos e as suculentas pela baixa manutenção e preço médio menor.
Os cactos e suculentas, inclusive, ocupam a segunda posição geral das plantas favoritas do Reino Unido. Os lírios da paz subiram três posições, com uma popularidade geral de 9,26%, ocupando a terceira posição de plantas favoritas, seguido de outras plantas floridas. As samambaias também aparecem em destaque com 6% da preferência.
Vasos preferidos
A pesquisa também procurou saber quais eram os vasos favoritos dos britânicos e aqueles de material natural, como barro ou cerâmica, ocupam a primeira posição com 30% de preferência, revelando o desejo por durabilidade e uma estética atemporal.
Os acessórios em pedra ou cimento ocupam o segundo lugar (13,4%), seguidos dos de plástico com 11% da preferência. Os vasos de tecido e no estilo “faça você mesmo” (DIY) são os mais impopulares, segundo a pesquisa.
Onde se inspiram
Os resultados mostraram que as lojas físicas de varejo são a maior fonte de inspiração com 19,1% da preferência. As casas de amigos e familiares são a segunda maior fonte de inspiração para interiores do Reino Unido, com 18,2% das respostas, especialmente para a faixa etária de 55 a 64 anos.
Isso indica que conexões pessoais desempenham um papel vital na formação do gosto e das preferências quando o assunto são flores e plantas.