Produtor de um amplo mix de ervas aromáticas, grupo de produto no qual foi pioneiro no Veiling Holambra, o Flora Yamamura também produz cactos, suculentas e, desde o ano passado, primaveras.
História
Há quase 40 anos trabalhando com flores e plantas, Marcelo conta que sua história está diretamente ligada à produção. Depois de atuar cerca de 22 anos entregando produtos no CEASA de São Paulo , Marcelo tornou-se cooperado do Veiling Holambra através de uma proposta diferente: a das ervas aromáticas.
“Eu fui o primeiro e, no início, eu enviava cerca de 20 carrinhos por semana para comercialização”, conta ele. Na época com o nome de Interflora, Marcelo atuou na divulgação de seus produtos e foi, os poucos, conquistando visibilidade até ser conhecido pela qualidade dos produtos oferecidos. “Nosso diferencial é a qualidade, por isso temos clientes fiéis”, resume ele.
Produção
Na estufa localizada em Holambra, o verde é a cor predominante em todas as fases da produção. É de lá que saem todas as ervas aromáticas, que fizeram do Flora Yamamura o pioneiro nesse grupo de produto. Salsa Crespa, Manjericão Roxo, Salvia, Arruda, Erva Cidreira, Alfazema, Levante, Coentro, Erva Doce e Guaco estão na extensa lista desses produtos que são sinônimo de sabor e saúde.
Além dos aromas, o que chama atenção na produção do Flora Yamamura é a preocupação com a sustentabilidade. É feita captação de água da chuva para reutilização na produção e, para o controle de pragas, Marcelo não utiliza agrotóxicos. “Fazemos controle biológico e tudo é feito aqui mesmo no sítio”, explica.
Veja no vídeo a visita do “Olho na Produção”:
Além da unidade de Holambra, onde está concentrada a produção de ervas aromáticas, há também outra unidade onde estão alocadas as produções de cactos, suculentas e primaveras.