Além de deixarem o espaço mais bonito e alegre, as plantas comprovadamente proporcionam um espaço mais saudável. Carol Costa, professora de jardinagem e criadora do Minhas Plantas, deu dicas valiosas de como cuidar das plantas internas e quais as opções para ambientes como quarto, cozinha e escritório.
“No home office, a planta torna-se um companheiro de trabalho, mas ela não pode atrapalhar nem exigir muita atenção”, diz Carol, que trabalhou como jornalista por mais de uma década.
Plantas de pequeno porte
A partir disso, a primeira recomendação é usar plantas de menor porte, fáceis de mudar de lugar. Entre as opções de plantas purificadoras de ar estão samambaias, jiboias, dracenas e algumas variedades de antúrios. A dica, segundo Carol Costa, é apostar no uso de cachepôs, que evitam que a água da rega danifique os aparelhos eletrônicos ou estrague documentos em ambientes como um escritório, por exemplo.
As plantas purificadoras de ar precisam de luminosidade, apesar de não gostarem de luz solar direta. “É um erro comum deixar os equipamentos eletrônicos próximos da janela e as plantas mais distantes.
A dica é trocar: a planta fica mais feliz próxima da luz e os equipamentos mais seguros longe do contato com o sol e o calor”, reforça Carol.
Plantas para cozinha
Carol destaca também que o ideal para esse ambiente é ter plantas com folhas fáceis de limpar, como a filodendros, Marantas e o antúrio, pois estarão sempre perto de frituras e líquidos. “Se estiver perto da torneira, pode ser bem prático, tanto para aguá-las quanto para limpá-las”, completa.
Em vez de vários vasos pequenos, a dica é manter tudo em uma jardineira, o que torna mais fácil levar de um canto a outro. Jiboia e as samambaias também são uma boa opção para compor o ambiente com leveza. “A ideia é elevar a planta, deixando toda área de chão livre. “, sugere.
Quer saber mais dicas e curiosidades? Aperta o play: