Skip to content Skip to footer

Suculentas: como cuidar das plantas “colecionáveis”

Fáceis de cuidar e com diversos tamanhos, formatos e cores, as suculentas são uma boa opção para quem gosta de colecionar plantas, mas não tem muito tempo ou espaço disponível.   

Características

São conhecidas como suculentas pela capacidade de armazenarem água em seus tecidos internos, especialmente nas folhas, caules e raízes. Há plantas com essa caraterística que pertencem a diferentes famílias botânicas, como as Crassulaceae, Cactaceae, Aizoaceae, Euphorbiaceae e Asphodelaceae. As suculentas são nativas do México e da África do Sul, principalmente, ocorrendo em áreas geralmente quentes e secas.

Cuidados básicos

As suculentas são plantas de baixa manutenção, que precisam de água apenas quando o substrato estiver seco. A dica é fazer a rega em abundância, preferencialmente no final da tarde, deixando o excesso de água escorrer pelos furos do vaso. Por isso, use sempre vasos com furos e certifique-se que ele tem tamanho suficiente para acomodar as raízes.

Quando for fazer a rega, coloque bastante água.

Uma opção é agrupar várias espécies de suculentas em um único vaso. Nesse caso, só importante certificar-se que estejam no mesmo recipiente, as espécies com as mesmas necessidades de sol e que as plantas mais altas não façam sombra para as menores.

E, por falar em sol, quer saber uma curiosidade sobre essa necessidade de sol das suculentas? Aperta o play e vem ver o que o doutor em Botânica Samuel Gonçalves, do “Um Botânico no Apartamento”, nos contou:

Depois dessa dica de especialista, já sabe: suculentas brancas, rosadas, avermelhadas, lilases, arroxeadas, azuladas e verde claras, geralmente, são de sol pleno, precisando algumas horas diretas de sol sobre suas folhas. Já as suculentas de coloração mais escura são de sombra, ou seja, muita luminosidade, sem sol forte.